AÇÕES CULTURAIS

 

BIENAL DO LIVRO EXPOMINAS 

Abril - dia 22 - sexta-feira - 14:00 h no hall de entrada - Avenida Amazonas - ingressos gratuitos fornecidos pela Organização do evento para visitação - combinar com Karlinhos pelos fones 99791-2605 Whatsapp (Vivo) ou 98859-1211 (Oi) antecipadamente.

 

TEATRO - PEÇA O GOL NÃO VALEU!

Assista O Espetáculo O GOL NÃO VALEU!, do Grupo Zap 18 - texto de Francisco F. Rocha e Direção de Cida Falabella, no Francisco Nunes (Parque Municipal - Av. Afonso Pena, s/n, Centro), nos sábados às 16 horas e aos domingos às 11 horas até 10 de abril.

Centrada na historia de Rivelino, um garoto que é apaixonado por futebol e torce por um time que nunca ganha. A frustração do menino leva a necessidade de aprender a lidar com varias outras questões. Vale a pena conferir!

 

BURITIS FAZ ARTE

Apoio às ações do Grupo de artesãs do Bairro Buritis

 

AGENDA CULTURAL - CENTRO CULTURAL BAIRRO SALGADO FILHO

Acompanhe  nossas sugestões e dicas para seu lazer e entretenimento durante  nossas atividades  e nos Centros Culturais de BH – acesse  bhfazcultura.pbh.gov.br e www.belohorizonte.mg.gov.br/...culturais/centro-cultural-salgado-filho.

 

Conheça o Centro Cultural Salgado Filho, que fica na rua Nova Ponte, 22, Bairro Salgado Filho, que oferece uma diversificada e gratuita, de terça a sábado, das 10h às 21h.

Acompanhe a programação mensal.

 

LITERATURA - BIBLIOTECA 

É um espaço de leitura, aconchego e imaginação onde você encontra quadrinhos, revistas e jornais, além de obras de referencia, como dicionarios e enciclopedias.
De terça a sexta, das 10h às 19h e sábados, das 10h às 14h.

 

PONTO DO LIVRO: participe da nossa ação permanente de estimular a leitura de crianças, jovens e adultos. Você pode arrecadar, doar ou levar livros disponíveis nos 3 pontos de ônibus situados na Avenida Professor Mário Werneck (em frente ao Parque Aggeo Pio Sobrinho e UNI-BH).

 

Verifique com os professores as sugestões de leituras mensalmente. Pratique pelos menos 15 minutos de leitura diariamente.

 

CINEMA

Acompanhe e assista filmes no CINEFOOT.

 

MUSEU BRASILEIRO DO FUTEBOL - MUSEU DO ESPORTE

http://www.museubrasileirodofutebol.com.br/

FUNCIONAMENTO

De terça à sexta feira, de 9h às 17h, com permanência no Museu Brasileiro do Futebol (MBF) até às 18h;
Sábado e domingo, de 9h às 13h, com permanência no Museu Brasileiro do Futebol até às 14h

CONTATO

E-mail: museu@minasarena.com.br
Agendamento de visitas: museu@minasarena.com.br ou (31) 3499-4312

ENDEREÇO

Av. Coronel Oscar Paschoal, s/n, Portão G2 (em frente ao CEU-UFMG) - Pampulha, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

O acervo tem o núcleo original no antigo Memorial do Mineirão, criado pela ADEMG e que recolheu e expos, desde bandeiras dos times, fotografias de jogadores, placas comemorativas até o hall da fama do estádio que registrou os grandes ícones do futebol que jogaram no Mineirão. Em breve será estabelecida uma Comissão de Política de Acervo que conceituará a aquisição de novos acervos com o objetivo de preservar, pesquisar e difundir a memória do futebol em Minas Gerais e no Brasil.

Aberto ao público em 13 de março de 2013, com a exposição “Esfera Coletiva”, o Museu Brasileiro do Futebol é uma opção de cultura, entretenimento e lazer em Belo Horizonte.

Sediado no Estádio Governador Magalhães Pinto – Mineirão, o Museu Brasileiro do Futebol pretende expor, pesquisar, preservar artefatos materiais e imateriais do futebol brasileiro, propiciando aos seus visitantes uma imersão ao universo do futebol. Para tanto, as nossas exposições são interdisciplinares e interativas com o objetivo de estimular a construção de conhecimento da cultura do futebol e em torno dele. Assim o nosso educativo propõe nas visitas a vivência e a experiência como fios condutores da construção de conhecimentos.

Mais do que um espaço para colecionar objetos e expor a memória do futebol, o Museu Brasileiro do Futebol está voltado para ser um polo de fomento da preservação, difusão e pesquisa da construção do futebol como um fenômeno cultural, transcendendo a esfera esportiva.

Tem como objetivos

  • Consolidar-se como uma nova atração cultural e turística de qualidade em Belo Horizonte integrando o Circuito Cultural da Pampulha.
  • Estabelecer por meio de exposições de longa, média e curtas durações conexões e construção de conhecimentos em torno da cultura do futebol e da memória dos protagonistas e coadjuvantes desse processo.
  • Por meio da ação Educativa promoverá mediações em que história e a memória do futebol em Minas Gerais e no Brasil sejam entendidos como construções individuais e coletivas.
  • Desenvolver programas culturais que privilegiem e deem acesso ao debate e a promoção de pesquisas acadêmicas ou não, que foquem no futebol seu tema principal.
  • Fomentar pesquisas temáticas e catalogações de acervos que auxiliem na preservação da memória do futebol, nos campos da memória material e imaterial.