ARTÍSTICA

- Criação livre: escreva (redação, poesia, conto, estoria, etc) sobre futebol ou que represente algum bom momento vivenciado durante nossas atividades e nos entregue para publicação no site - O ESPAÇO É SEU!  

- Criação livre: desenhe (folha A4, cartaz, colagem, estória, etc) sobre futebol ou que retrate um bom momento vivenciado durante nossas atividades.

 

BOM CONVERSAR

Roda de conversa e diálogos como formas para exercitar as capacidades de ouvir e falar, alteridade e resolver as situações de conflito. Momento de sensibilização e conscientização de valores e principios ético-morais.

 

DIÁRIO 2017 OU PASTA DE ATIVIDADES EDUCACIONAIS

Cada participante poderá ter seu diário ou pasta de atividades  em 2017 (facultativo).

Pedimos aos participantes ou pais e/ou interessados que se informem com Karlinhos para organização da pasta de atividades.

 

IMPLEMENTAÇÃO DE BIBLIOTECA E BRINQUEDOTECA NO CONJUNTO VISTA ALEGRE II

 Estamos precisando de livros e/ou brinquedos (novos ou usados) para biblioteca comunitária na Rua Amanda, 620 - Conjunto Vista Alegre II ou para comunidades carentes do interior de Minas.

Contamos com o seu apoio. Junte-se a nós!

 

LEITURAS DIARIAS

Jornais, revistas, livros e outros sobre qualquer assunto ou futebol para apresentação e debate em grupo durante as atividades semanais. Recomendação de leitura diária (pelo menos 15 minutos).

O LIVRO

A leitura edificante é um alimento para a alma.

O livro é uma grande e discreto amigo que está sempre esperando a nossa ação.

Estando fechado, não consola nem esclarece.

Aberto em nossas mãos, é um grande amigo, falando diretamente ao nosso coração.

A boa leitura, através do livro certo, abre nossa mente para o infinito. Levando-nos às estrelas, onde encontraremos maravilhas.

O coração é a sede dos sentimentos, mas a força que os comanda vem da nossa vontade e dos nossos pensamentos, que podem ser aprimorados pela leitura.

Do Livro Momentos de Paz

 

Adaptação CARTILHA BELO HORIZONTE, CIDADE LEITORA – Fundação Municipal de Cultura – PBH

 

A. A LEITURA É UMA ESCOLHA

Assim como ver TV, jogar futebol, ir ao cinema, ouvir música, conversar com os amigos, navegar na internet e outras inúmeras atividades, ler um livro também pode ser muito prazeroso.

 

B. A ESCRITA E A LEITURA NA SUA VIDA

Escreva bilhetes, mensagens, e-mails, listas de tarefas e documentos diversos.

Observe o ambiente ao seu redor e atente-se para placas, cartazes, outdoors, rótulos e embalagens de produtos, folhetos de publicidade.

Busque informações em jornais, revistas, regras de jogos.

Pesquise assuntos de seu interesse na internet.

 

C. LEITURAS COLETIVAS

Faça leituras coletivas com seus colegas, amigos e familiares. Comente e discuta os assuntos. A leitura é de todos para todos.

 

D. LEITURA DIVERTIDA

Além de servir para comunicar, estudar, informar, ajudar a escrever corretamente e interpretar bem as mensagens, etc é divertido ler gibis, piadas, trocadilhos, ditados populares, trava-línguas e tantos outros causos.

 

E. LEITURA DE IMAGENS

Preste atenção nas imagens e figuras. Elas fazem parte da historia que está sendo contada e amplia as possibilidades de leitura. As ilustrações ajudam a despertar o interesse e encantam. Procure também ver além das aparencias.

 

F. VISITE BIBLIOTECAS

Conheça e visite as bibliotecas da sua escola, do seu bairro e da sua cidade. Há sempre uma perto da sua casa. Além de ser um ótimo local para estudo e pesquisa, as bibliotecas promovem rodas e clubes de leitura, oficinas literárias, encontros e empréstimos de livros. Os bibliotecarios podem te ajudar a descobrir verdadeiros tesouros.

 

G. A LITERATURA É UM PRESENTE

A leitura de uma poesia, poema, conto, crônica ou narrativa permite conhecer outros tempos e lugares, pensamentos e sentimentos das pessoas e nos ajudam a saber melhor quem somos, a conhecer o passado e a entender o mundo em que vivemos.

 

H. LEITURA NA MEDIDA CERTA

A leitura não precisa necessariamente ter uma sequencia e pode-se ler mais de um livro ao mesmo tempo.

Recomenda-se ler textos curtos para quando tiver pouco tempo ou no intervalo entre uma tarefa e outra. Os textos e livros podem ser lidos em capítulos, algumas páginas a cada noite, como se fosse uma novela.

 

I. LIVROS AO SEU ALCANCE

Como os brinquedos, os livros podem ser usados a qualquer momento. Por isso, habitue-se a ter um livro sempre por perto e a qualquer hora. Tenha sempre um livro à mão e faça dele uma ótima companhia.

 

J. LEITURAS COMPARTILHADAS

Recomende os livros que gostou. Converse e comente sobre suas leituras, dividindo impressões. Deixe a imaginação fluir e respeite as opiniões alheias.  Dê livros de presente.

 

K. PARA CADA LEITOR, UM LIVRO

A liberdade é nosso único guia. A literatura é o espaço da fantasia, do desejo e da imaginação.

 

Comemorações do Dia do Livro

27 fevereiro – Dia Nacional do Livro Didático

18 abril – Dia Nacional do Livro Infantil

23 abril – Dia Internacional do Livro

29 outubro – Dia Nacional do Livro.

Eduque-se lendo pelo menos 15 minutos todos os dias e amplie novos horizontes para sua vida.

 

MATEMÁTICA

Resgate do Projeto Matemática é Fácil se Estudada com Amor! Adotado no Colégio Nossa Senhora da Piedade em BH/MG no período de 1990 a 200, com a ções para estimular e motivar o prazer e gosto de aprender matemática para a vida.

Palestras e/ou videodebates poderão ser agendadas para escolas públicas e privadas.