Projetos

Metodologia e Filosofia de Trabalho

A metodologia e filosofia de trabalho BOM NA BOLA BOM NA VIDA foi criada, baseada na história de vida e superação de Carlos A. A. de Vasconcelos (KARLINHOS) e vem sendo desenvolvida desde 2010; com a pedagogia do amor, do exemplo, da educação dos sentimentos e psicologia positiva para que todos possam sonhar e se melhorarem para conquistar seus ideais em ambientes lúdicos.

Fundamenta-se na potencialização do esporte (especialmente o futebol – paixão nacional) como instrumento educacional, inclusivo para transformação humana e social de crianças e adolescentes em equipamentos públicos de BH-MG e em outras comunidades.

Oferece gratuitamente um conjunto de diversas ações multisetoriais e integradas para contribuir na preparação e formação integral de cidadãos mais conscientes, responsáveis, autônomos, harmonizados e espiritualizados, tendo como referencia cada individuo, com suas limitações e potencialidades, mas estimulando o auto-conhecimento, o poder criativo nas soluções de desafios e a oportunidades de tracar caminhos mais assertivos para uma vida mais digna e promissora, apesar das difíceis realidades em que muitos necessitados estão inseridos.

Portfólio de Atividades

Realização de atividades educacionais, lúdicas, oficinas esportivas (modalidades variadas) e atividades físicas, com explicação dos fundamentos, técnicas, regras, posicionamentos, lances, jogadas comentadas, treinos (individuais e coletivos); rodas de conversa e de leitura; leituras compartilhadas; ações de cidadania, conscientização e sensibilização sobre princípios, valores morais; ações interageracionais, de saúde, bem-estar e lazer; jogos de mesa e de tabuleiros; resgate de brincadeiras infantis; contação de historias; educação ambiental (inclusive caminhadas ecológicas); educação financeira; encontros mensais para fortalecimento de vínculos e relacionamentos; eventos plurais & ações culturais; festivais; gincanas da diversidade; vídeo-debates; palestras; dinâmicas diversas; passeios e visitas a equipamentos públicos e privados.

* Facultativo - PDI – Plano de Desenvolvimento Individual (elaborado conjuntamente com familiares e participantes e caderno de atividades.

As atividades - de 60 a 90 minutos - ocorrem em sistema híbrido (presencial e virtual), pelo menos 2 vezes semanalmente, em dias úteis, no contra-turno escolar.